Comentários: A propósito de festas e romarias

Grande mocho! Assino por baixo tudo aquilo que afirmaste!
Tinha mais sentido fazer a Feira Medieval inserida nos programas da Feira dos Santos!
Lembrem-se de uma coisa, a Feira do Santos tem que ser repensada e reorganizada! A juventude pouco ou nada se revê neste formato!
Exposições automóveis, animação, concertos,maior segurança, maiores condições de higiene, alargamento do tempo da feira!
Quantas vezes acabamos de comer as feveras e não temos onde lavar as mãos e vamos logo pegar nas peças de roupa e em outros utensílios? Digam-me! Já todos passámos por uma situação destas!

Já agora, considero que as festas da cidade deveriam ser realizadas na 1ª quinzena de Agosto como antigamente! Aténpelos emigrantes!

A Sr.ª do Castelo merece um programa melhor do que aquele que tem tido no monte! E organizada isoladamente ganhava outro realce!

Afixado por zuraças em julho 3, 2005 12:32 AM

Grande mocho! Assino por baixo tudo aquilo que afirmaste!
Tinha mais sentido fazer a Feira Medieval inserida nos programas da Feira dos Santos!
Lembrem-se de uma coisa, a Feira do Santos tem que ser repensada e reorganizada! A juventude pouco ou nada se revê neste formato!
Exposições automóveis, animação, concertos,maior segurança, maiores condições de higiene, alargamento do tempo da feira!
Quantas vezes acabamos de comer as feveras e não temos onde lavar as mãos e vamos logo pegar nas peças de roupa e em outros utensílios? Digam-me! Já todos passámos por uma situação destas!

Já agora, considero que as festas da cidade deveriam ser realizadas na 1ª quinzena de Agosto como antigamente! Aténpelos emigrantes!

A Sr.ª do Castelo merece um programa melhor do que aquele que tem tido no monte! E organizada isoladamente ganhava outro realce!

Afixado por zuraças em julho 3, 2005 12:33 AM

O monte da senhora do castelo tem vindo a ser destruído necessita de uma completa reflorestação . concordo com a separação das festas. Antigamente as festas da cidade eram em Agosto. Podia ser bom separar as duas coisas: A feira dos santos nem se fala. tem sido abandonada. Ora a feira é um dos aconteciemntos fundamentais de mangualde. E deve mudar radicalmente.mantendo o seu caracter tradicional e popular mas ao mesmo tempo prosseguir por outros caminhos

Afixado por mocho em julho 3, 2005 01:56 AM

Bom, devem, ambos:
1) Apresentar uma petição reclamando contra a decisão do Dr. Mário Videira (e Cia) ter mudado as festas da "vila" para Setembro.
2) Estudar os assuntos com a necessária profundidade e, assim, aprenderem que as festas no Monte (programa incluído) são da responsabilidade da Misericórdia, que é proprietária, prestando apoio a Câmara;
3) Apresentar uma petição à Misericórdia reclamando "mais" festa.
4) Lançar un inquérito de opinião junto dos feirantes quanto à junção da Feira Medieval à Feira dos Santos.
5) Impedir, por todos os meios, que os feirantes se dispersem pelas muitas "feiras dos santos" que decorrem nesta região.

Concordo na parte que diz respeito às condições de higiene. Julgo que melhorarão significativamente com a conclusão das obras do recinto da Feira e do Parque TIR.

Registei que o PS se propõe fazer muitas (mais)festas e festinhas, nomeadamente as revivalistas de épocas e tradições de pobreza e falta de dignidade humana.
Para mim, apenas se devem manter as tradições BOAS.

Note-se que a Feira Medieval não tem nada a ver com "tradição". É, e só, uma recreação.

Afixado por azurara em julho 3, 2005 04:10 AM

continuas o mesmo.radical, sem sensibilidade social, intolerante e com essa estranha mania da perseguição.Pensa a sério no que andas a fazer. Por outro lado achas que qualquer afirmação é sempre uma critica destrutiva ao poder autárquico.
não percebes que quando falo do reviver de tradições estou a falar em turismo e em património.
aquilo que foi (e em parte ainda é) um passado de sofrimento hoje poder uma fonte de receitas importante.que esses momentos eram precisamente os momentos em que as populações se divertiam e fugiam das condições de vida que tinham.
Lá por andares com mania das petições achas que se devem apresentar petiçoes por tudo e por nada?
Cá me interessa que tenha sido o mário videira a mudar a data das festas. O zuraças limitou-se a dar a sua opinião e eu concordei que deviam ser em agosto. nem sei qual aposição do PS sobre o assunto, nem tenho que saber.
Os feirantes vão para as feiras que lhes dão melhor condições. Por isso é melhorar esta. atrair público a esta e eles ficam cá.
E com tanta petição acabas por não responder à possibilidade de transformar a feira dos santos numa mostra de produtos regionais e da indústria mangualdense. E já que tanto falas da câmara não te esqueças que estiveream lá 8 anos. Logo podiam ter mudado o que estava mal.
Mas com o desprezo que vejo nas tuas palavras pelas reviver da romarias percebo que prefiras as "toiradas" e as mini feiras medievais fora do contexto.
Olha mais uma vez te digo e prometo que é a última : cura-te.
PS- As pessoas podem dar a sua opinião e não precisam para isso de fazer tratados.Aqui conversa-se informalmente Isto não é um jornal nem pretende ser a página de qualquer candidatura. Por isso quem comentar limita-se a dar a sua opinião sem formalismos e sem fazer estudos profundos. Colocou-se em causa a qualidade actual das festas do MOnte da Senhora do Castelo. E depois? que interessa se são feitas pela cãmara ou pela Misericórdia. É uma opinião.

Afixado por mocho em julho 3, 2005 12:09 PM

Não se zanguem... está um dia tão lindo rsrs

A verdade, é que a Feira dos Santos levou longe o nome de Mangualde, e a opinião que tenho ouvido ultimamente de pessoas "de fora" é que já não é o que era... Por alguma razão será, e é urgente fazer algo.

Vou muitas vezes à nossa "Torre Eiffel" ( sim exagero :) ) mas, realmente, é linda a minha terra.

Jinhos

Afixado por anita em julho 3, 2005 04:24 PM

Peço imensa desculpa.
Foi, desde o início, um mal-entendido.
Só agora percebi que isto, que aqui se escreve, não é mais que "opinião sem formalismos e sem fazer estudos profundos".
O erro foi meu!!
Tenho para mim que, em qualquer circunstância, a opinião, que é um direito individual, deve ser obrigatoriamente fundamentada. Não o sendo, passa a tratar-se, e não mais, de "senso comum".
Nesta medida, o meu comentário foi disparatado, porque feito num local onde nada interessa nada.
As minhas desculpas.

Afixado por azurara em julho 3, 2005 04:41 PM

qual o mal do senso comum?
é melhor o senso comum que a falta de senso de algumas afirmações que lemos em jornais , em blogues politicos importantes e ditas e escritas por jornalistas e políticos. .

Aliás
"Karl Popper , diz que: " a Ciência parte do senso comum, sendo que é justamente a crítica ao senso comum que permite que este seja corrigido ou substituído. Assim toda Ciência é senso comum esclarecido. (POPPER apud HÜHNE,1989).
Ele não diz errado, diz esclarecido se entra em conflito com a ciência.
e a Wikipédia diz:
"Senso comum (ou conhecimento expontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir."

Este blogue não pretende mais rigor que uma simples discussão de café. Quem pretender discussões filosóficas e científicas terá que se deslocar a outro lado. Opiniões fundamentadas sim, escritos jornalisticos não. Não é este o local para isso.

Afixado por mocho em julho 3, 2005 06:40 PM

Caro Azurara, julgo que interpretou mal aquilo que pretendia com o meu comentário. Não quis fazer nenhum ataque à Autarquia, apenas relembrar algumas das coisas que estão mal e o amigo como pessoa influente que parece ser, fazer chegar estes sentimentos a quem de direito! Apenas isso!

Não leve as coisas tão a peito porque o que tenho notado em todos os bloguistas que costumam aqui escrever e são de mangualdenses, adoram a sua terra!
Normalmente, as opiniões diferentes depois de discutidas servem para ajudar a tomar decisões mais consistentes e acertadas!

P.S. - Não acredito que quando o Tony Carreira e os Anjos estiveram no Monte Sr.ª do Castelo tenha sido a Santa Casa da Misericórdia a pagar as despesas! Se calhar estou enganado, não?

Saudações

Afixado por zuraças em julho 4, 2005 09:38 AM

Peço perdão, não queria dizer os Anjos, mas antes os Santamaria!

Afixado por zuraças em julho 4, 2005 09:40 AM

ó zuraças.. atão anjos ou Santamaria.. tá-se mesmo a ver. é o espirito santo que pagou :)

Afixado por mocho em julho 4, 2005 10:17 AM

ja metes nojo ó zurara com esses teus comentários...é isso mesmo, só tens q pedir desculpa por tudo o q tens escrito aqui...
isto é a minha opinião, claro.

Afixado por ferreira em julho 4, 2005 10:00 PM

então ferreira percebeste mal.
o zurara não pediu desculpas. Nem tinha nada que as pedir. seria ridiculo se o fizesse aliás.
ele limitou-se de uma forma que pensa ser espituosa a mandar a "manada" para aquele sítio. é que isto de ter opiniões nesta terra começa a não ser para todos.

Afixado por mocho em julho 4, 2005 10:27 PM