Comentários: Exames.. a razia esperada

"Mas se apenas interessa assegurar que o aluno seja um cidadão e possa ir para o mercado de trabalho grande parte dos conteúdos não interessam para nada."

...Vá lá, uma coisa acertada de se dizer!...pena
é nem a Ministra saber o que deve fazer...
;-)
Sulista

Afixado por Sulista em julho 12, 2005 11:32 AM

"Aquilo que hoje aprende em Língua Portuguesa pouco interessa e o que aprende hoje em matemática pouco interessa".

Parabéns pela coragem.

Afixado por carneiro em julho 12, 2005 11:41 AM

boas . é evidente que eu refiro-me sempre na perspectiva de um aluno que não pretenda estudar mas apenas ser um cidadão que vai ter uma profissão , que vai casar que vai ser útil. Para esses aquelas coisas esquisitas da lingua portuguesa que agora aprendem não servem mesmo para nada. E é verdade sulista se pensarmos bem poucas coisas interessam. Por isso eles tambem não ligam nenhuma, faltam ... mas passam.

Afixado por mocho em julho 12, 2005 12:08 PM

Será que a culpa também é só dos alunos???
Será que não existem maus professores?
Tenho varios exemplos desses bem perto de mim: alunos que eram uma razia a matemática (meus colegas e amigos) e que hoje graças aos Institutos (PPP)leccionam esta disciplina aos nossos filhos, aos nossos irmãos...enfim como é que um mau aluno se pode transformar num bom professor? Qual é a motivação para ensinar?
Os problemas existem em ambos os lados: resta tirar algumas conclusões acerca destes resultados.

Por acaso qto aos prof d matematica e Portugues ñ tenho razão de queixa. Entre um "cachaço" e uma piada lá iamos aprendendo muita coisa.

Afixado por mitó em julho 12, 2005 01:55 PM

A Educação precisa de uma reforma curricular A SÉRIO, não como as que ciclicamente temos que mudam para ficar tudo na mesma enquanto não vem outro ministro desfazer a anterior reforma para fazer outra igualmente inútil.

A matemática (e as outras em geral) precisa de ligar-se ao mundo real, com exercícios menos abstractos e mais palpáveis.

O Português precisa de dar mais destaque aos autores deste tempo e contextualizar para os tempos modernos textos mais antigos que falem de questões actuais.

A História tem de mudar o seu enfoque, o que interessa mais aos alunos é a história do século XX, algo que podem discutir com os seus pais e avôs.

Em suma, os ministros têm de ver para além do "politicamente correcto" e das próximas eleições.

Eu sei que é lirismo, mas enfim...

Afixado por kimikkal em julho 12, 2005 07:17 PM

Mocho, deixai-os falar....os que não sabem o que se passa na realidade quotidiana...quem faz mais tds os dias pelos alunos do q os prof's...serão os seus pais?..lollllllll...deixa-me rir ;-)
e olha que eu nunca fui a favor de passar nenhum aluno que não o mereça minimamente.
Mas, tb escusavas de ser radical (como sempre), e de dizer coisas tristes destas:
"que vai casar que vai ser útil" ????!....é claro que depois dizem que nós só estamos 'lá' a passar o tempo e que no fim, 'passa tudo'...e depois, caiem-nos em cima a dizer que a culpa é sempre dos prof's, pois claro!...de quem haveria de ser???...dos pais que deixam literalmente os seus filhos ao abandono? ...Não! nem pensar!
...se eu vos contasse as desgraças q presenciei este ano lectivo, impotentemente (apesar dos mil contactos que fiz c/os E.Educação, dos alunos mais dificeis, como D.Turma, ao longo de td o ano lectivo...e que nunca obtive uma respota decisiva ou nem sequer uma presença fisica durante td o ano...)
...deixai-os falar Mocho, deixai-os falar....que não sabem metade (metade???...nem um terço) dio
que dizem...e não me irritem, que
um dia eu digo_vos, a Vós pais ou futuros
pais, o que se passa verdadeiramnente, diariamente, na maior parte das escolas...e
depois. quero-Vos ver a criticar...e olhem
que, na sua maior parte, os alunos, mesmo os deliquentes, tb são umas vítimas!! mas nós prof's é que os tentamos educar no dia a dia!
...como eu disse, não me irritem, qu8e eu um dia falo tudo o que vai cá dentro....

N.B. - Mocho,tens que me tirar da lista dos blogs...por enquanto, sou uma simples anónima ;-)
e qd é que mudas esta música de fundo??
Beijinhos
Sulista

Afixado por Sulista em julho 12, 2005 09:30 PM

atira-te sulista
Eu defendo uma separação de águas muito cedo.
Eu sei que essa ideia contraria as ideias dos pedagogos... mas a separação é preciso. Uma coisa é preparar alunos para sairem da escola e terem a sua vida e serem úteis À sociedade.. Nós já cá tivemos vários projectos desses e conheço muitos alunos com 7 e 8 negativas e que hoje são cidadãos , que trabalham perfeitamente integrados. Alguns tiveream percursos diversificados outros lá andaram a estudar aquelas coisas que lhe ensinamos e que para eles não servem para grande coisa..
Os outros os que querem seguir estudos devem ter um percurso diferente. ( que não é mais digno é apenas diferente)
Agora quanto aos pais ... isso tenho que dizer que tens razão. Por isso atira-te e desanca.
quanto à lista.. és mázinha

Afixado por mocho em julho 12, 2005 09:41 PM

O Azurara vem dizer que se sente muito feliz com as ideias defendidas pelo Mocho. De facto, o Azurara tem-se batido, desde há muitos anos, pela criação de vias alternativas de formação, sem traumas nem tabus igualitaristas. A grande responsabilidade nesta matéria cabe, inteirinha, ao pessoal das "ciências da educação", tudo malta de esquerda, apesar de ocupar todo o espectro partidário, incluindo o meu.

Em segundo lugar, quero dizer à Mitó que sempre fiz do "cachaço" carinhoso um instrumento pedagógico. Em toda a minha vida de professor, aconteceu-me que dois alunos não "gostaram". A Mitó não deverá ter sido um deles, se, eventualmente, tiver "passado" por mim.

O que diz o Kimikkal deve ser corrigido. De facto, em termos de ensino básico, não há qualquer necessidade, nem sequer qualquer interesse, em falar de autores. A finalidade da disciplina de Língua Portuguesa deverá ser apropriação pelo aluno de uma ferramenta estruturante de todas as aprendizagens futuras. Para isso, o enfoque deve ser colocado na leitura de textos, preferencialmente informativos/formativos (sem referências a estilos literários), na sua interpretação e compreensão e na produção de texto. SÓ!

Afixado por azurara em julho 13, 2005 02:15 AM

Azurara acaba lá com essa mania das ciencias da educação serem de esquerda. E sobretudo depois entrares em contradição ao dizeres que alguns estão no teu partido- é que:

Se os senhores das ciencias de educação são todos de esquerda e socialistas.
e alguns desses senhores estão tambem no teu partido ( a maioria se calhar).
logo temos que concluir que o teu partido - O PPD/PSD é de esquerda e socialista

mau mau... o teu partido é populista e liberal e já é um favor dizer que é do centro. Olha para o teu amigo jardim...
Não te contradigas .. e não te esqueças que a maioria dos ministros da educação em portugal foram do PPD ou do PSD.. quase todos. Mesmo no bloco central.Por isso a educação que temos também é culpa dos ministros .. que foram do teu partido...
Claro que quando são mulheres a coisa fica pior... A constituição portuguesa devia proibir mulheres ministras da educação. Fiquem na cultura... nos museus.... mas na educação não.

Afixado por mocho em julho 13, 2005 06:10 PM

Mocho,
Apesar dos meus esforços insanos continuas a baralhar tudo. Vamos lá ver se é desta:
O meu partido, o PPD/PSD, conta com militantes que são, estruturalmente, comunistas! Vou explicar de outra forma:
ALGUNS militantes do PPD são comunistas, mas NEM TODOS os militantes do PPD são comunistas (felizmente).
Para explicar melhor que um é subconjunto do outro teria de recorrer a um esquema, mas aí estaria a dar uma aula de Matemática...
By the way:
Dizem para aí uns quanto tipos que p PS está feito num partido da direita. E esta, hem???

Afixado por azurara em julho 14, 2005 01:34 AM

alguns militantes do psd são comunistas??????????bolas bolas....
Nunca viste um socialista dizer que o PS é um partido de direita Quem o diz são os comunas. Se um socialista dissesse isso já não era socialista. Tinha deixado de o ser.
Agora um PPD dizer que tem no seu partido comunistas é o que eu digo... afinal tenho razão. O PPD/PSD é um partido não ideológico.. é uma especie de união nacional. Assim compreende-se que defenda em cada dia o contrário do dia anterior. Depende se quem fala é o neofascista do psd, se é um liberal do psd, se é um centrista do psd ou mesmo se será um comunista do psd. O PPD /PSd é um assim como que um clube de futebol. Tudo se lá encaixa . até comunistas. Só lá não vejo sociais democratas. Ah pois esses estão no PS.

Afixado por mocho em julho 14, 2005 02:19 AM

Querem ver que os "Cientistas de Coisa Nenhum" desculpem Cientistas da Educacao sao todos de esquerda!

E eu que sou de esquerda detesto completamente esses trastes e ja agora, junto-lhes os psicologos.

Esses tipos que nada fazem de util pela sociedade, que so dizem bacuradas e que se alguns foram professores depressa se encheram e BORA LA fazer um doutoramentozito para dar aulas nas Faculdades porque la e so despejar!

Tudo o que esses tipos dizem sao tretas, tretas e mais TETRAS!

Quanto a Matematica, os alunos tem mais notas porque existe uma desculpabilizacao da sociedade relativamente a esta disciplina.

Os putos nao estudam e estao maribando-se porque toda sociedade considera a disciplina como um BICHO DE SETE CABECAS que nao serve para nada, e eles sabem-no.

PS - Desculpem la a pontuacao mas o meu teclado no Linux ainda nao esta definido!
Ora ai esta uma PORRA Ha.

Afixado por Chamaeleon em julho 14, 2005 02:58 AM

Nao concordo com este metedo de avaliaçao dos alunos..cada vez acho que a escola é uma obrigaçao para os alunos...Devia de ser um lugar em que os alunos aprendessem de forma divertida..

Afixado por catarina em março 1, 2006 12:56 PM

Nao concordo com este metedo de avaliaçao dos alunos..cada vez acho que a escola é uma obrigaçao para os alunos...Devia de ser um lugar em que os alunos aprendessem de forma divertida..

Afixado por catarina em março 1, 2006 12:56 PM

pensa bem se fosse apenas uma diversão.. estudavas alguma coisa?
como um dia vais perceber a avaliação e o rigor são essenciais.

Afixado por mocho em março 1, 2006 02:28 PM