Comentários: O grupo desportivo de Mangualde

No seguimento do desafio lançado pelo mocho, vou aproveitar para deixar as minhas respostas às questões colocadas!

1ª questão

O passado desportivo do GDM é motivo de orgulho para qualquer mangualdense amante da modalidade Futebol.
Ainda me lembro de ver o nosso GDM bater o pé a equipas como o Salgueiros, o Feirense e ao Benfica que só veio a Mangualde vencer por 2-1 num jogo para a Taça de Portugal!
Com a evolução do futebol para uma indústria desportiva onde se movimentam milhões de euros, os clubes pequenos perderam o combóio, porque quer os jogadores, os técnicos e as administrações deixaram de andar por amor à camisola e a ganhar uns tostões para a gasolina e fizeram do futebol um modo de vida, ou seja, profissionalizaram-se.
O passado recente do GDM contou com a participação de alguns sócios, que julgo sem o quererem levaram o desportivo para um buraco escuro de onde demorará algum tempo a sair. A maior dor de cabeça das últimas direcções predeu-se e ainda se prende com a dívida à Segurança Social que ronda os antigos 30.000 contos! Mas, apesar de viver em dificuldades económicas, o GDM nunca as quis assumir em termos desportivos, e todos os anos aparece como candidato à subida de divisão e a contratar jogadores que actualmente são caros para o clube!
Por este caminho o futuro vai continuar a ser difícil!

Uma das coisas que o Desportivo não tem aproveitado são as suas camadas jovens! Têm passado belíssimos jogadores que bem trabalhados e orientados por gente qualificada (os treinadores não precisam ser DR.s) seriam o futuro e o garante desportivo do nosso clube.

2ª questão

Não, Mangualde não deverá ter aspirações a ter um clube de grandes dimensões, deverá viver com a sua realidade, ganhar credibilidade junto do sector empresarial do concelho e conseguir estabilizar-se na 3ª Divisão ou na 2ª Divisão B!
Para quem vive e conhece a realidade do GDM sabe que o suporte do clube é a Autarquia que antigamente subsidiava o clube com 20.000 contos e actualmente subsidia com 15.000 contos.
Não considero positivo que os dinheiros públicos sejam aplicados no futebol em detrimento de outras áreas mais importantes, logo não deveria aumentar-se o subsídio anual.

3ª questão

Não deve, nem nunca deverá vender os terrenos do Conde de Anadia, porque são o garante da sobrevivência das camadas jovens. Pelo contrário, com o apoio da Autarquia e com candidaturas aos fundos comunitários, deveria efectuar obras que melhorassem o estado do actual campo! Se querem bons exemplos, desloquem-se até ao Complexo Desportivo de Estarreja e vejam o que aquele clube fez ao seu velho peladão, com ajudas do PIDDAC!!!!

Saudações

Afixado por zuraças em agosto 18, 2005 05:47 PM

também tenho a ideia que se faz um bom trabalho nas camadas jovens. Ouvimos falar de vários jovens que têm sido tentados por clubes maiores.
Os clubes do interior têm tido grandes dificuldades em conseguir atingir lugares importantes. Já lá via o tempo do campo maior, do chaves, do académico de viseu, do sporting da covilhã, das equipas de portalegre... isso obviamente ninguem pensa para Mangualde. Mas a verdade é que no Norte têm surgido sempre fortemente subsidiadas pela câmara clubes em destaque. Sou de facto contra esse excesso de apoio da câmara. o dinheiro faz falta para outras coisas nomeadamente apoio ao desporto juvenil. De qualquer forma faz pena ver o Mangualde a jogar contra equipas de aldeias. Só um eventual apoio de algumas empresas com interesses na área pode proporcionar algum sucesso.

Afixado por mocho em agosto 18, 2005 05:57 PM

Mas temos de reter que vender o Conde da anadia seria sempre uma solução.
Reparem o extinto académico de Viseu não tinha estádio.
O União de Leiria também não.
E como faziam eles antes de terem o estádio municipal.
E depois á sempre solução, como usar os recintos de Santo André ou do Canedo que servem perfeitamente para a prática desportiva, pelo menos para treinarem e até para jogar.
Onde jogaram os juniores, juvenis, infantis e escolas do Sport Lisboa e Benfica?
Eles só têm um campo

Afixado por pensamento em agosto 18, 2005 05:58 PM

Recuso-me a pensar como o Sr. pensamento!
Vender uma parcela do Campo Conde de Anadia era a solução mais fácil para pagar as dívidas.

No entanto, prefiro eu a solução mais difícil e aquela que se calhar menos agrada aos que querem que o Mangualde ande sempre nos campeonatos nacionais, mas que nunca ou quase nunca vão ver futebol, saldando-se a assistência média aos jogos do GDM em pouco mais de uma centena de espectadores.
A solução em minha opinião passa por o clube estar 3 ou 4 épocas sem aspirações de lutar pela subida de divisão, ou seja, se o orçamento anual é de 125.000 euros, gastem-se só 75.000 e apliquem os restantes 50.000 para pagar as dívidas.

Dêem uma volta pela 1ª e 2ª distrital de Viseu e pela 1ª distrital da Guarda e vão buscar os ex-atletas formados pelo clube, que tão bom desempenho têm nos seus clubes e certamente gastarão menos dinheiro! Depois arranjem mais alguns que venham acrescentar mais valia e verão que pagam depressa as dívidas sem vender o único património do clube!

Qual é o interesse de se fazer uma equipa para tentar subir de divisão e ficar em quinto lugar como na época passada? Vale mais gerir os dinheiros inteligentemente e não se importarem de ficar em 7º ou 8º lugar, porque final o que ganham é o mesmo - a manutenção no mesmo campeonato!!!

Assim se pagariam as dívidas e não se vendia o "nosso" velhinho Conde de Anadia!
Eu joguei no GDM e digo-lhe sempre gostei mais de jogar no Conde de Anadia do que no Estádio Municipal, porque o público está muito mais perto dos jogadores!

Nota: Eu penso Sr. "pensamento", o Sr. é que parece não estar disposto a fazer uma ginástica mental para encontrar soluções, preferindo seguir pelo caminho mais fácil!!!

Afixado por zuraças em agosto 19, 2005 10:21 AM

Sr 'zuraças' eu não discordo da sua opinião.
Econcordo em primeiro o GDM estabelecer o seu estado financeiro, e sobre tudo temos muitos jogadores formados pelo GDM, se bem que esteve já teve uma formação bem melhor que a actual e não é preciso recuar muito no tempo, basta lembrar os Feitos do Jorge Valente.
Ele formou muito bons jogadores, daí só está no desportivo actualmente p Vitinhho e o Cláudio.
Muitos acompanharam o Valente na sua aventura por Penalva e outros seguiram o seu rumo em outros clubes.
Eu penso que o GDM descurou a formação.
Também sei que para o desportivo era muito mais fácil jogar em casa num campo como o Conde da Anadia onde podiam sentir de perto o calor dos adeptos, o que favorece muito a equipa da casa e prejudica o adversário, mas temos de concordar que o Municipal reune muito melhores condições para a prática desportiva

Afixado por pensamento em agosto 19, 2005 12:21 PM

mas o problema de fundo é a falta de apoio da localidade. Mas tambem pergunto? Quando se vê uma organização mal gerida como é que a população e as empresas vão apoiar?

Afixado por mocho em agosto 19, 2005 12:38 PM

Acho que o mocho tocou agora no ponto crítico do GDM - os maus gestores que têm passado pelo clube! Em minha opinião os últimos presidentes apenas têm procurado protagonismo político!

Afixado por zuraças em agosto 19, 2005 12:45 PM

Acho que o Frederico dava um bom Presidente ! !

Afixado por Zurão em setembro 2, 2005 03:38 PM

Enquanto o protagonismo pessoal aniquilar os interesses do clube, o GDM nunca alcançará o lugar que merece no panorama desportivo nacional.
Para liderar um projecto no clube ter-se-á que ter disponibilidade de trabalho, para criar receitas sólidas e a médio longo prazo e não apenas imediatas, como seria a venda do Campo Conde de Anadia. A venda deste património, intocável, do GDM resolveria uma situação que concerteza daqui a tês, Quatro ou cinco anos voltaria e existir. O bairrismo, a entreajuda e solidariedade que existia antigamente e que colocou esta terra num patamar acima da média, deu lugar há uns tempos a esta parte ao orgulho desmedido, há inveja, e ao mal dizer,colocando a nossa querida cidade parada no tempo, sem rasgos de inovação e criatividade.

Afixado por AA em setembro 8, 2005 01:19 PM