Comentários: Afinal os alunos é que são os culpados. Bem me parecia..

Olha lá e tu por acaso és prof. de Matemática??

Afixado por ZéTó em fevereiro 11, 2006 05:00 PM

Sim, é verdade.
A culpa é dos alunos: "dificuldades específicas na interpretação de textos e resolução de problemas, ausência de hábitos de trabalho, falta de maturidade, capacidade de concentração..."
Mas, antes dos alunos, estão os professores: que não lhes conseguiram desenvolver aquelas tais competências.
Mas, antes dos professores, está o "sistema" paternalista em que os professores são obrigados a trabalhar.
É este último, desenvolvido ao longo de anos e anos por sucessivas levas de "estudiosos das ciências da educação", que é o verdadeiro culpado!

Há dois conceitos que deveriam ser introduzidos no sistema:
1) Rigor - Qualidade;
2) Exigência - Avaliação com consequências.

Sem eles, a culpa continuará solteira.

Afixado por azurara em fevereiro 11, 2006 07:19 PM

desta vez concordo contigo azurara
a questão básica acaba por ser essa.

Afixado por mocho em fevereiro 11, 2006 08:10 PM

É pena perguntarem só aos senhores que vendem aulas na disciplina de matemática … perguntem aos alunos … Grandes surpresas apareceriam!

Ao longo da minha vida de estudante, vi muito e sei muita coisa, pena é que quem sabe também, não mude de uma vez por todas, se não quer mudar, para que o ensino em Portugal seja melhorado, que desista … estou farto de ouvir os mesmos “queixumes”. Porque é que de uma vez por todas não se põe o dedo na ferida?

Porque é que andamos anos e anos e ainda andamos, com professores a leccionar, que não têm nem nunca tiveram preparação para tal … porra, todos sabem, disso! E o problema do insucesso reside ai … é aí mesmo!

Os anos / prática de ensino não podem ser desculpa e justificações “esfarrapadas”, mas … concordo também, que não são só esses, mesmo os que têm formação pedagógica para leccionar (alguns) deixam muito a desejar, bem … felizmente muitos de nós já somos adultos e sabemos quem foram esses senhores, não apareciam nas salas de aulas, nós estávamos com uma auxiliar e nos fins de período a nota tinha que aparecer … se alguém implicado estiver a ler vai lembrar estas passagens perfeitamente … Ah é verdade, era na disciplina de matemática!

Abraços

Afixado por Terreiro em fevereiro 11, 2006 08:36 PM

Estou de acordo com o Azurara. No entanto,porque é que ninguém se preocupa com o "sucesso" dos exames de Língua Portuguesa? Foram os mesmos alunos que resolveram os dois exames, mas, mais uma vez, o que interessa são os números, o "sucesso". Parte do insucesso de Matemática tem a ver, sem dúvida, com "dificuldades específicas na interpretação de textos ...". Não se pode responder correctamente ao um exercício se se não compreende o que está a ser solicitado e esta é a realidade com que nos debatemos diariamente, qualquer que seja a disciplina que se leccione.

Afixado por Freelancer em fevereiro 12, 2006 10:19 AM

Quer entao dizer que um aluno a quarenta anos atras, em que sabia fazer operacoes matematicas sem contar pelos dedos e usar calculadoras, ja tinha todas essa inovacoes referidas? Ou nesses tempos os alunos eram mais inteligentes? (o que eu nao creio) ou eram os professores muito melhores? (talvez) Sendo nos um dos paises da Europa a gastar mais em educacao por aluno, porque e que temos as mais baixas taxas educacionais? Creio que o problema nao e o dinheiro, pois nao?
A tristeza maior para alem da matematica, e nos nem sequer sabermos a nossa lingua (ainda e a portuguesa, nao e?)

Afixado por a. cardoso em fevereiro 12, 2006 11:24 AM

Ainda é a portuguesa, mas com todos os incentivos dados à língua inglesa qualquer dia o Português será uma das línguas estrangeiras cuja frequência é oferecida nas escolas portuguesas. E nem sequer quero falar na possibilidade de o Espanhol ultrapassar o Inglês! No entanto, se os alunos aprenderem numa qualquer língua a descodificar a mensagem escrita, uma das causas do insucesso de Matemática poderá ser resolvida.

Afixado por Freelancer em fevereiro 12, 2006 06:12 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:16 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:16 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:16 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:17 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:17 PM

poix a culpa é dos alunos para variar......
os professores nem sequer têm capacidade para perceber que nos somos sempre os culpadados......
quanto mais para ensinar matematica

Afixado por n interessa em março 29, 2006 04:17 PM

andava eu a ver o que se falava sobre o insucesso na matemática na net, quando encontro esta página. fiquei fascinado, diga-se! Pedem aos professores para analisar os resultados dos exames, eles analisam-nos apontam as principais causas,mas... ninguém acredita!Afinal o que andam estes profissionais a fazer??? Estão totalmente desacreditados! Enquanto não houve uma mudança de atitude face à escola, em geral, e na própria sociedade, acreditem que o insucesso vai ser cada vez maior!Muito me admira que hoje em dia só se fale da matemática! è que infelizmente a minha grande preocupação é que não é a disciplina que lecciono com muito gosto e dedicação, que está a melhorar, mas já tenho colegas com um nível de insucesso próximo do meu. Acreditem há necessidade de uma mudança de atitude perante a escola!

Afixado por stop em junho 12, 2006 11:21 PM

o problema é que a análise pelos professores não consegue ultrapassar o trivial. A culpa é do alunos que estão mal preparados....
o problema é que mais tarde numa reunião bastou ao representante do governo mostrar os dados. ou seja os aluos da mesma escola, que sempre frequentaram essa escola ainda tinham piores resultados

Afixado por mocho em junho 12, 2006 11:53 PM

"A análise dos professores não passa do trivial.." diz-se. Quando é que nós, enquanto pais assumimos as responsabilidades que temos enquanto educadores e formadores! Sim porque os jovens não são apenas uma máquina de conhecimentos. São pessoas que , antes de mais têm situações familiares diversificadas que interferem directamente e de forma intensa no seu desempenho escolar. Não estou a afirmar que a escola é perfeita! Mas não posso aceitar que hoje tudo o que está errrado esteja na escola!

Afixado por stop em junho 13, 2006 12:07 AM