Comentários: Dream Tour?

da para ver q há muito para reestruturar... e não são só as medidas já apresentadas que vão resolver...
também deu para ver que 2 juízes em 3, disseram que a 2ª onda do saca dava para passar contra o knox. mas que por ser em formato dual heats (que por sinal dá muito mais emoção à competição) faltou a opinião dos outros 2 juizes que costumam ter no sistema normal...
eu por mim, gostava de ver o saca nestas esquerdinhas de sopelana! podia ter feito uns estragos!!

Afixado por lgamar em outubro 13, 2009 02:50 PM

e um relogio novinho pelo tubo do 1º round...

Afixado por lgamar em outubro 13, 2009 03:14 PM

Não podia estar mais de acordo com o Manuel Castro. Se a esquerda de Mundaka não estiver a funcionar, o que infelizmente acontece demasiadas vezes, esta prova não tem qualquer interesse. Acho que está na hora de a Billabong repensar a localização da sua etapa europeia e mudar-se por exemplo....para a Ericeira. Se a qualidade das ondas é uma prioridade do WT, sem duvida que qualquer pico da Ericeira oferece melhor qualidade que os beach breaks de Espanha.
Estão à espera do quê??

Afixado por pedro m em outubro 13, 2009 03:55 PM

AindA n é desta que Mundaka funciona, a ser assim que tragam esta etapa pra Portugal, Ericeira, Peniche, onde quiserem.

Pro Slater ainda não foi desta por 0,07 lol, pode ser que em Peniche seja uma final Slater vs Saca, era Lindo!!!

Afixado por vsc em outubro 13, 2009 05:40 PM

Em outubro de 2007, escrevi um artigo na Surf Portugal que gerou alguma polemica. O objectivo principal era obviamente questionar a escolha de Mundaka dando tambem umas pinceladas politicas e economicas. O resultado foi que os comentarios e as reaccoes foram politicas e nao desportivas, ou seja, como disse um amigo meu, com razao, "meteste-te a jeito". No entanto,vale a pena relembrar os paragrafos desportivos:
"
(...)Depois de um ano de interrupção (2005) devido ao desaçoreamento da ria de Mundaka e de um ano (2006) em que, com inúmeras interrupções devido à maré e com pouco swell, ficou um certo amargo de boca, o Billabong Pro 2007 em Mundaka não podia ter corrido pior para os nossos amigos bascos. Com o período de espera mais largo do WCT (13 dias), apenas os três ultimos heats se realizaram na onda-rainha da Europa, quiçá para justificar o evento ou, certamente, para não frustrar os milhares de espectadores que se deslocaram(...). Obviamente que, se a vontade de todos fôr a de manter o evento de Mundaka, a medida mais óbvia seria a troca do calendário com a prova do Brasil a qual poderia inclusive ser disputada em Agosto (Inverno) e assim fazer juz à tão apregoada (e exigida) qualidade das ondas no WCT. O que todos parecem esquecer é a QUANTIDADE, ie a consistência. Fez dó ver os melhores do Mundo naquelas ondas fraquinhas enquanto que, no mesmo dia – Domingo 14 de Outubro – o australiano Nic Mucscroft vencia o WQS de 4 estrelas em ondas clássicas na favela, desculpem, no pico canário de El Confital e Jordi Smith reforçava a liderança do WQS ao ganhar um dos mais antigos eventos de surf da ASP , o Coldwater Classic de Santa Cruz (Califórnia) em ondas perfeitas"

E mais

(...)"Com as licenças dos WCTs detidas pelas marcas de surf acho dificil a prova basca continuar a ser realizada, uma vez que ninguem quer arriscar 3 anos consecutivos de relativo fracasso desportivo e comercial. No entanto, o principal interessado em manter o evento é, acredito eu, o Governo Basco que, com os seus fortes recursos financeiros, poderia, quase isoladamente, assumir o projecto, quiçá aumentar a premiação e, certamente, fazer mover a sua data (...) Sinceramente, acho também que, com o Tiago Pires no WCT de 2008 e 3 anos de insucesso de Mundaka...temos uma oportunidade de ouro para trazer o WCT para Portugal em 2008 ou 2009 (...)

Com esta de 2009, já vamos em 5 anos seguidos...e o WT está aí à porta. Resta rezar pelo maximo sucesso do WT de Peniche. Vamos a isto.

Afixado por joao capucho em outubro 13, 2009 07:15 PM

Coxos!! Coxos!! Coxos!!!

Afixado por coxinho em outubro 13, 2009 07:35 PM

Manel, e ate posso partilhar os meus feelings de 2010:acaba o CT do Sul do Brasil (a Hang Loose tera comprado a licença ao Avelino Bastos e Flavio Padaratz) que passa para Fernando de Noronha; é possivel que o Rio de Janeiro (Saquarema) faça o 2º CT no Brasil e, em Espanha, com o Search ou em substuitição de Mundaka, vem as Canarias. Feelings...

Afixado por joao capucho em outubro 14, 2009 12:15 AM

Bons feelings... eu tenho mais... Peniche mantém... mesmo que seja apenas feminino... e as nossas ilhas também têm óptimas ondas para um Search... mesmo que não seja já em 2010... feelings...

Manel, eu também concordo que as ondas de Sopelana foram uma seca, comparadas mesmo com Mundaka on-shore e pequeno, mas como disse o campeão da etapa, esse pequeno grande surfista, a direcção de prova esteve bem, pois porporcionou aos atletas as melhores condições que apareçeram... e os melhores do mundo têm de saber adaptar-se a tudo! Senão não são os melhores do mundo, são apenas os melhores do mundo em ondas perfeitas e com algum tamanho! Certo?

E já repararam que o Saquita manteve o 23º lugar, mesmo assim? Agora há que sibstituir dois 33º's e o único caminho é para cima!... em duas esquerdas tubulares (de preferência!).

E também repararam que o Mineirinho venceu o campeonato com o mesmo tipo de surf que alguns maus fígados que por vezes aqui apareçem criticaram até à exaustão... no Saca?!... quase sempre as mesmas manobras - pauladas verticais e floaters de backside. Pormenor: sem cair. É a isso que se chama "executar as manobras mais críticas na zona mais crítica da onda". Naquelas, como nas de França... é o que de melhor se faz!

E por último, já repararam na borrasca que lá vem, a meio da próxima semana?... He, he! Venham de lá esses Super!...

Até para a semana, em Peniche!

Afixado por Miguel Pedreira em outubro 14, 2009 12:35 AM

Olá, é essencial para o mercado surf haver pelo menos 2 WT's na Europa : França nem se discute..Espanha ? Não tem resultado: Mundaka é muito inconstante, e não há mais nenhum spot world-class do mesmo calibre.....E porque não um WT ibérico, luso-espanhol, realizado em Portugal ?

Junto-me ao Miguel - já viram no FNMOC o que vem a partir de 21 ?! Ondas haverão de certeza. E o vento ? Em Supertubos (de preferência) ou no Lagide, show de surf haverá de certeza.

Afixado por Pedro Quadros em outubro 14, 2009 09:28 AM

Caro João Capucho, lembro-me perfeitamente dessa cronica ter causado alguma polemica na comunidade Basca, com direito de resposta e tudo. Mas desportivamente falando, não podia estar mais de acordo com os pontos que referes nessa mesma cronica. Bem que podia ter sido escrita ontem, mantinha-se actual. Por muita força que o Governo Basco faça, não consegue o mais importante,que são as ondas. Gostaria de ver as entidades Portuguesas mais empenhadas (se é que não estão neste momento) em fixar essa etapa em Portugal. Temos tudo para conseguir "roubar" a etapa a Espanha, com a conjugação de factores politico-desportivos actualmente em Portugal a jogarem quase todos a nosso favor. Só falta vontade politica.

Não concordo no entanto, respeitosamente, com o Miguel Pedreira relativamente à interrogação que deixa no ar pelo facto de os melhores do mundo terem de surfar ondas más de forma a provar que são os melhores do mundo. Percebo o ponto de vista, mas isso já eles fizeram no WQS. Já provaram que surfam essas ondas ao qualificarem-se para o WT. No WT deveria (acho mesmo que é um criterio) ter apenas as melhores ondas possiveis, os melhores spots, os mais consistentes.

Afixado por pedro m em outubro 14, 2009 11:20 AM

Para não falar na derrota do Saca - que eu achei um escândalo em todos os sentidos. De resto, finalmente o Mineiro ganhou uma etapa e diga-se que já há muito o merecia.
Esperemos agora por uns Super mesmo SUPER para mostrar aos yankees onde é que há ondas boas e consistentes. Vamos ver é se o Slater não falta. É que vê-lo a coxear no final da meia contra o Adriano não foi lá muito bom presságio. Ou então aquilo foi só encenação para desculpar a derrota "prematura"...

Afixado por Tiago Grosso em outubro 14, 2009 05:22 PM

Finalmente alguem que explicou bem o Dream Tour 2010. O Felip, ex- presidente da associacao catalã de surf e dono de um dos melhores blogs de surf do mundo: elniega.blogspot.com. Importam-se que aqui "pespegue" esta lenga-lenga?

Pues bien, parece ser que la ASP ha movido ficha y ha planteado varios cambios a partir del 2010 a tenor de varias reuniones que han tenido lugar en Mundaka estos días pasados; algunos de estos cambios están en la línea de lo que buscaban los promotores del Rebel Tour mientras que otros temas ni siquiera se mencionan. A saber:


*El top 27 del CT y el TOP 15 del QS de este año estarán en el Dream Tour del 2010. Hasta aquí nada nuevo… excepto que en el 2010 el circuito WQS como tal desaparece y habrá un único circuito y ranking que combinará lo que hoy son campeonatos del CT y del QS en base a los puntos que cada campeonato den al vencedor (como en el tenis profesional por ejemplo).


*A mediados del 2010, únicamente los 32 primeros del ránking seguirán pudiendo competir en lo que hoy son pruebas del CT (+4 wildcards). El resto del Top 45 sólo podrá competir en pruebas equivalentes a lo que hoy es el WQS. A partir de ese momento solamente el Top 32 del ránking (que, recordemos, será único) competirá en las pruebas grandes (las del CT actual) con lo que el tiempo necesario para celebrar cada una de esas pruebas se reducirá y se podrán aprovechar mejor los días buenos de olas.


*Ese Top 32 (que disputará las pruebas grandes) se actualizará 3 o 4 veces al año. Eso permitirá que alguien que empiece el año muy abajo, si consigue buenos resultados en las pruebas que hoy forman parte del WQS, meses después pueda formar parte de ese Top 32 y esté en las pruebas grandes. La primera actualización se hará después de la ronda europea del 2010, y en años sucesivos se harán de forma trimestral o cuatrimestral.

*Aumentarán sustancialmente los premios de las pruebas grandes, así como el premio para los campeones (masculinos y femeninos) de cada circuito.

*Los surfistas profesionales podrán beneficiarse de una cobertura de seguro total así como de un plan de pensiones.

*La nueva estructura del Consejo de Administración de la ASP será formado por tres independientes, dos representantes de las marcas que patrocinan alguna prueba del circuito y dos representantes de los surfistas profesionales. Eso permite que deje de estar en manos de las marcas como hasta ahora. Habrá que ver como afecta esto la entrada de diferentes patrocinadores y demás.

El punto que no ha sido tocado –y el más crítico para los promotores del Rebel Tour- es la propiedad de las pruebas del WCT y de sus derechos de difusión. A día de hoy los campeonatos son cada uno propiedad de la marca que lo patrocina y que puede organizar el webcast como quiere (o puede); de ahí la disparidad entre algunos eventos. Eso además imposibilita que entre publicidad de otras marcas, lo que permitiría llegar a la difusión televisiva de los mismos (baza de ESPN). Parece ser que sí se ha llegado a un acuerdo entre las diferentes marcas para unificar los formatos de webcast e incluso definir un equipo de comentaristas fijos para todas las pruebas.

Afixado por joao capucho em outubro 14, 2009 10:58 PM

CAMPEONATO NOS COXOS NÃO!

JÁ BASTA A QUANTIDADE DE BIFES E OUTROS QUE CADA VEZ MAIS INUNDAM AQUELA TERRA!!!!

além de que peniche é bem mais versátil!

TUDO PARA PENICHE!!!!!

Afixado por eri78 em outubro 16, 2009 05:26 PM

TaN6T9 kqczgojjzdpq, [url=http://dtjmuiklomhf.com/]dtjmuiklomhf[/url], [link=http://roffpzmyagrx.com/]roffpzmyagrx[/link], http://mrcqzuluhrcs.com/

Afixado por jaqjvaviy em outubro 16, 2009 06:24 PM
Afixe um comentário









Lembrar-me da sua informação pessoal?