Comentários: O outro lado da cama

As criticas têm sido fraquinhas, pá.

Afixado por Frangote em maio 1, 2004 12:44 PM

sim e dp?! és um seguidista das criticas?!

Afixado por bitok em maio 1, 2004 04:08 PM

Várias criticas, de várias pessoas diferentes, de pelo menos 3 jornais diferentes ... n é que seja seguidista mas gosto de saber ao que vou.

Afixado por Frangote em maio 1, 2004 04:56 PM

só tens 2 hipoteses: ou vais e tomas as tuas
ilações, ou não vais e nunca (até eventualmente ao dvd) ficarás a saber se gostas ou não.

o filme não é nenhuma obra-prima, não disse isso, nem nunca disse, mas sou gajo para apostar q te consegue arrancar umas boas gargalhadas.

a minha relação com a critica é de amor/ódio. gosto de ouvir a opinião deles, mas tb é 1 facto q não concordo muitas das vezes com ela, pq muitos (os da escrita, principalmente) são infelizmente qt a mim pretensiosos pseudo-intelectuais.

Afixado por bitok em maio 1, 2004 05:09 PM

(continuação, não conseguia fazer o comentário com tanto texto)

qt e qt vezes já vi filmes muito estrelados que são uma valente M*RDA.

sempre q sai um filme portugues de determinado autor, pronto, já sei q será bem criticado, mesmo q seja um enonismo do realizador (como o vitorsilva) falou aki à tempos) q o faz sistematicamente à custa de subsidios do ICAM e outros q tais, mas q em nada contribui para levar gente às salas para ver filmes portugueses.

tenho dito...f*d*-se! ;)

Afixado por bitok em maio 1, 2004 05:10 PM

axo q afinal estava bloqueado à pq causa da palavra m*rda
ya , confirma-se. vou ter de alterar e colocar o *

Afixado por bitok em maio 1, 2004 05:11 PM

Exemplos de filmes portugueses q não valem um charuto e que são mt estrelado? (manuel de oliveira não vale) Há anos que eu não vejo um filme português elogiado pela critica. Há anos.
E exemplos de filmes estrangeiros?
Acho que isso são acusações fáceis que quase nunca correspondem à realidade.
Não estou a defender a crítica, nem me sigo cegamente pelo que ela me diz mas quando leio um gajo (Jorge Mourinha no Blitz) que até nem é nada pseudo-intelectual dizer que é um filme que se vê bem mas tem um guião cheio de lugares-comuns, as músicas são banais e as coreografias são fracas é provável que prefira gastar $ noutras coisas. ;)

Afixado por Frangote em maio 1, 2004 07:21 PM

atão tens de mudar o teu comentário "As criticas têm sido fraquinhas, pá."
para "A critica do Jorge Mourinha no Blitz foi fraquinha, pá."

manuel de oliveira não vale, ok. suponho q joão césar monteiro com o seu expoente máximo "branca de neve" tb n vale por ser demasiado evidente. ;)

o meu forte como tu já sabes não é a memória, não aponto no meu caderninho de notas para mais tarde usar como argumentação, mas recorrendo a casos mais recentes, dou-te 1 exemplo para cada. Primeiro o caso português.

Recordo-me bem duma critica q li no público (já n me recordo quem era o critico) a propósito da estreia do magnifico (segundo ele) filme de José Fonseca e Costa "O Fascínio". O dito critico indignadissimo questionava-se como era possivel o público insistir virar as costas ao excelentes filmes portugueses que se faziam. Que esperava para ver qual era a reacção desta vez. Pois bem, o filme que tão bem ele falou é uma valente m*rda.

Quando há realizadores como o António Pedro Vasconcelos que diz que "As hostilidades dos distribuidores, exibidores e das TV ao cinema português tem de acabar" ou "O cinema europeu em geral só existe no dia em que passar a vir nas páginas de Economia en vez de nas de Cultura", não há forma de o cinema português sair do estado em que se encontra. A outro nivel, o cinema portugues faz-me lembrar as telenovelas da TVI, sempre com as mesmas fórmulas, os mesmos actores, alguns deles canastrões como o caso do Vitor Norte. Já agora, só por curiosidade, o que é q axas dos filmes do António Pedro Vasconcelos? E de outro conceitado do cinema português, o Fernando Lopes?

Quanto ao exemplo estrangeiro, posso mencionar o DogVille (q tu muito provavelmente acharás o contrário). Achei uma valente seca. Só tem como interessante a forma como Lars von Trier idealiza o filme, ou seja, o facto do filme se passar todo em estúdio e os promenores interessantes inerentes como os desenhos das casas, as movimentações das pessoas na cidade/estúdio. Podia ainda falar dos tão badalados "Lost in Translation" e "American Splendor", que quanto a mim foram demasiado levados em ombros. Ou, recuando mais no tempo para falar do "A Última Hora" de Spike Lee, que apesar de ser um filme interessante foi classificado como obra-prima (five stars) e se bem me recordo foi considerado o melhor filme de 2003 pelo Y-Público.

Adoptando uma velha máxima usada na politica, acho que as criticas valem o que valem. Pois quando se tem um filme em cartaz como o "Big Fish" do Tim Burton e constatamos que há criticos que lhe dão uma estrela e outros quarto. É porque estes apesar de deterem um profundo conhecimento pela 7ºArte e de teoricamente estarem mais abalizados para a critica, não conseguem deixar que a critica não seja influêncida pelos seus gostos pessoais, tornando a arte da critica cinéfila, subjectiva.

As criticas que o José Mourinha faz "cheio de lugares-comuns, as músicas são banais e as coreografias são fracas", contraponho dizendo, que o filme tem lugares comuns é 1 facto, mas isso não tem de ser obrigatoriamento negativo, as músicas banais que fala, são músicas pop que fazem parte do quotidiano espanhol, quanto às coreografias, não sendo nenhum especialista em dança (mas penso q o mourinha tb n deve ser) e claro que não querendo comparar com nenhuma companhia a sério, posso garantir-te, como já o fiz, que estas são bem engraçadas.

Já te disse que o filme não é nenhuma obra prima, longe disso, mas acho que é 1 filme a não perder. Foge à hegemonia dos filmes americanos e é diferente dos filmes europeus que por cá passam. Não é todos os dias que vemos um suposto musical divertissimo. Já me dava por satisfeito (pelo menos numa 1ª fase) se todos os filmes portugueses tivessem a qualidade q este tem.

Por último e para terminar, fico triste ;( que não tenhas tb os meus comentários em conta. Apesar de não ser nenhum critico cinéfilo, axo que te conheço melhor, do que tu o Jorge Mourinha ;), para te puder ter dito, que achava que ias gostar do filme, pelo menos dar umas valentes gargalhadas.

Mas depois de tanto preconceito, digo-te agora que não, não vás ver pq não vais gostar.

Afixado por bitok em maio 1, 2004 11:51 PM

"Mas depois de tanto preconceito, digo-te agora que não, não vás ver pq não vais gostar"

Preconceito?

lol
dá-me um exemplo de um unico preconceito meu nos 3 comentários anteriores?
Qt ao resto, concordo contigo em alguns pontos mas só te digo que têm sido mais as vezes que concordo com a generalidade críticos do que as vezes com que não concordo. Aliás dito assim até parece que os criticos são uma cambada uniforme e cinzenta que têm sempre opiniões identicas sobre tudo. ;)
Mas custa-me ver - sempre que os criticos não concordam com a gente - o comentário simples 'os gajos são uma cambada de pseudos'. Assim é fácil.
Serão muitas vezes demasiado profundos, outras vezes terão critérios discutiveis mas são pessoas com muito mais cultura cinematográfica do que qualquer um de nós para avaliar determinado filme.
Digo eu.

Afixado por Frangote em maio 2, 2004 01:19 AM

"Já agora, só por curiosidade, o que é q axas dos filmes do António Pedro Vasconcelos? E de outro conceitado do cinema português, o Fernando Lopes?"

Não vejo cinema português. Abomino cinema português.
Mas tinha curiosidade em ver 'O Delfim' do Lopes.
No entanto olha que os exemplos que dás estão longe de ser figuras consensuais na critica de cinema em Portugal. Normalmente as criticas n são más mas tb n são efusiantes.

Afixado por Frangote em maio 2, 2004 01:24 AM

P-"dá-me um exemplo de um unico preconceito meu nos 3 comentários anteriores?"
R-"é provável que prefira gastar $ noutras coisas. ;)"

"No entanto olha que os exemplos que dás estão longe de ser figuras consensuais na critica de cinema em Portugal"
Por isso mesmo é que os escolhi. Tenho memória selectiva. ;)

"Não vejo cinema português. Abomino cinema português"
e não tens pena por isso?

Afixado por bitok em maio 2, 2004 01:35 AM

Isso não é um preconceito. Preconceito era se dissesse que o filme era uma m*rda sem o ter visto, baseado nas opiniões de outras pessoas.

"Não vejo cinema português. Abomino cinema português"
e não tens pena por isso?"

Sinceramente nunca pensei nisso. Para mim um bom filme alemão, americano, japonês, espanhol ou português é exactamente a mesma coisa.

Afixado por Frangote em maio 2, 2004 01:41 AM

Vamos mas é ao que interessa...
Se eu for ver o filme e não gostar devolves-me o dinheiro do bilhete?
;)

Afixado por Frangote em maio 2, 2004 01:49 AM

é 1 preconceito achares q o filme n vale nada ;)

"Se eu for ver o filme e não gostar devolves-me o dinheiro do bilhete? ;)"
não. agora n ponho as mãos no fogo ;)
em condições normais, axo q n te arrependerias do $ q tinhas gasto pra ver o filme.

eu e + 5 amigos quando o vimos, não.

e convem n esquecer q apesar do mourinha n ter gostado, houve quem (pessoas na área do cinema) achasse o contrário

"Filme vencedor do prémio de Melhor Argumento e Prémio Especial do Júri na Semana dos Realizadores do Fantasporto."

Afixado por bitok em maio 2, 2004 01:59 AM

"é 1 preconceito achares q o filme n vale nada ;)"

Onde é que eu disse isso? ora vai lá ver melhor. Só disse que tinha visto 5 ou 6 criticas e nenhuma delas, excepto a tua, era muito entusiasta.

"Filme vencedor do prémio de Melhor Argumento e Prémio Especial do Júri na Semana dos Realizadores do Fantasporto."

Bem... isso também pode significar que os restantes filmes eram ainda piores. ;)

Afixado por Frangote em maio 2, 2004 02:27 AM

("Não vejo cinema português. Abomino cinema português"
e não tens pena por isso?"

Sinceramente nunca pensei nisso. Para mim um bom filme alemão, americano, japonês, espanhol ou português é exactamente a mesma coisa. )
contradição? uma frase taxativa "Abomino cinema português" e outra relativa "Para mim um bom filme alemão, americano, japonês, espanhol ou português é exactamente a mesma coisa"

q mania de tirar as coisas do contexto...

Afixado por jojo em maio 3, 2004 06:24 PM

Gostei do filme. Não chega a provocar mas... é maroto! A Vega Paz deslumbra qualquer um.
Musicais assim, começo a gostar.
Abraços.

Afixado por Miguel Rodrigues em maio 4, 2004 07:22 PM